26 de maio de 2008

Maquiagem também é coisa de homem Parte 2

Cada vez mais o make-up é incorporado pelo universo masculino, quer seja para amenizar pequenas imperfeições ou para elaborar um visual com mais atitude

O tema ainda é motivo de controvérsias e discussões entusiasmadas. Para alguns, nem pensar. Outros dizem que “para corrigir uma imperfeiçãozinha aqui ou amenizar as olheiras acolá”, tudo bem. Já os mais abusados – ou menos atrelados às convenções sociais - usam e abusam quando bem entendem, com direito a batom, sombra, lápis e muito blush.

Qualquer que seja a sua (atual) opinião a respeito dos homens usarem maquiagem, o fato é que ela, aos poucos, vem sendo incorporada por muitos de nós, quer seja no cotidiano ou para eventos sociais e festas. O mercado lá fora já percebeu há muito o crescente interesse dos homens, independentemente de sua orientação sexual, e hoje existem algumas linhas norte-americanas e européias especializadas em make-up masculino. E marcas de renome como a Clinique também já criaram produtos específicos para o público, como o corretivo Clinique Skin Supply For Men Cover. O mais recente lançamento na área foi do estilista Jean-Paul Gaultier, que, no final do mês de março, anunciou o fruto de sua parceria com a Shiseido, a Jean-Paul Gaultier Monsieur, uma linha de cosméticos e maquiagem masculina. “Os homens estão mais evoluídos, temos menos medo de nos cuidar, estamos mais refinados, mais dândis”, decretou Gaultier, confessando que associar o nome “senhor” a produtos como um lápis de olho, por exemplo, teve sim um toque de ironia. Nos produtos de make-up, há desde batom (incolor ou levemente colorido) a pó-de-arroz e regulador de sobrancelhas.

No Brasil, fora raras exceções como a Boticário Men Caneta Camuflagem (que promete “cobrir e disfarçar pequenas imperfeições como olheiras, sinais de cansaço e manchas na pele”), o mercado é direcionado fundamentalmente ao público feminino. Mas quem se importa? Os adeptos da maquiagem procuram os produtos que mais combinam com sua pele entre o que há disponível, sejam eles da top M.A.C, da Helena Rubinstein ou da L’Ancome...

"Ar natural" - Os profissionais de maquiagem também se dividem sobre até onde é “recomendável” seu uso entre homens; mas numa coisa são unânimes: antes de mais nada é necessário se preocupar em manter sempre a pele bem tratada e bonita. Ou seja, no mínimo, incorporar à rotina cuidados básicos de limpeza, tonificação e filtro solar. Passos que também devem ser seguidos como rituais da pré-maquiagem. A partir daí, tudo o mais dependerá do objetivo que se busca.

Quanto mais a intenção for um resultado sutil, menos maquiagem é preciso. Uma base para correções, pó para conferir um ar mais natural e o uso de colírio (para tirar o vermelho dos olhos e o aspecto de “vista cansada”, decorrente de trabalho ou balada) já são suficientes para dar um up na aparência, segundo a maioria dos especialistas. Para Anderson Honorato, da BLZ Agency, independentemente de o homem se maquiar para corrigir pequenas ou grandes imperfeições, como espinhas, manchas ou vermelhões, o mais importante é que seu make-up o deixe o mais natural possível. “Os homens vaidosos (gays ou héteros) estão utilizando-a para corrigir essas imperfeições no rosto, o que é diferente de sair maquiado como as mulheres. As pessoas têm de olhar e achar que você não está maquiado, mas que está bem naturalmente”, diz o maquiador.
SÓ PARA NÓS
Algumas marcas famosas já lançaram produtos exclusivos para homens

Pele clara: maior atenção - Os maquiadores alertam ainda para o fato de que a pele clara merece mais cuidados do que a pele morena, já que o bronzeado não deixa de ser uma maquiagem natural. “Para os morenos, é necessário apenas um colírio e correção de olheiras. Os negros, por sua vez, precisam apenas tomar mais cuidado com a oleosidade da pele, utilizando um tônico (em sabonete, gel ou líquido) para a limpeza”, recomenda Honorato.

Já para os lábios, pode-se optar por hidratantes especiais para homens, que não têm brilho e mantêm o aspecto de masculinidade. Complementos, como lápis preto para o contorno dos olhos, funcionam para um visual mais elaborado - e há homens que se derretem por quem os usa. O importante é saber o que melhor lhe cabe e até aonde ir, de acordo com a situação e com sua personalidade, para ressaltar seu sex appeal, sem falsas premissas. Porque maquiagem também é “coisa de homem”, sim!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...